Aula experimental UFSC

Veja uma prévia da aula

Informações

Tipo: Literatura
Curso: Obras Literárias UFSC 2023
Professor(a): Altemir

Exercícios

Questão 01

Assinale as afirmações corretas sobre a obra “Fazenda Modelo” e seu autor, Chico Buarque, e some os valores para apresentar o resultado correto.


1 – “Fazenda modelo” é classificada como pertencente ao gênero romance de ficção por apresentar uma narrativa fictícia com personagens bovinos representando seres humanos.

2 – O narrador da obra é externo e onisciente, apresentando uma visão ampla dos pensamentos e ações de diversas personagens em tempos e locais diferentes.

4 – A obra “Fazenda modelo” foi aclamada pela crítica na época de seu lançamento. Esse mesmo sucesso não aconteceu com o público leitor que não entendeu as relações estabelecidas com o contexto social da época.

8 – Uma das relações que se percebe na obra com o contexto sociocultural da época em que a obra foi publicada é o conceito de o Brasil ter se tornado definitivamente o país do futebol, após a conquista do tricampeonato mundial. Essa relação aparece muito nítida no mapa II da fazenda, onde se nota a multiplicação de estádios de futebol ao longo da fazenda.

16 – A veia crítica de Chico Buarque denunciando injustiças sociais e autoritarismo político, muito presentes em suas músicas, também se faz presente na narrativa de “Fazenda Modelo”



Questão 02

Aos setenta e seis anos, completados a 19 de junho de 2020, Chico Buarque de Hollanda é considerado, para muitos, uma das poucas unanimidades nacionais. Sua música vai do puro lirismo ao acentuado engajamento político, especialmente à época do regime militar. Nos últimos anos, tem-se dedicado à literatura, recebendo críticas bastante favoráveis. Entre as opções abaixo, assinale a que contém, respectivamente, uma canção e uma narrativa de acentuada crítica ao regime autoritário.


A)   A Banda e Fazenda Modelo

B)   Carolina e Estorvo

C)   Todo sentimento e Budapeste

D)   Apesar de você e Fazenda Modelo

E)   Construção e Carandiru