módulo IV - aula 06

Resolva o exercício e envie a resposta para acessar o vídeo com o comentário explicativo

Informações

Tipo: Entendimento de texto
Curso: MESTRES DA LEITURA - Questões Discursivas
Professor(a): Altemir

Exercícios

FCMSCSP - Considere o trecho inicial de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade.


Você me pede notícias do Rio e dos acontecimentos, mas eu só posso contar-lhe de minha praia. Não pense que comprei uma: a que eu habito é de todos, e cada um a possui a seu modo. Questões de limites, não as temos; vinte centímetros de separação entre as barracas dá para que os vizinhos se ignorem oficialmente, como se fossem antípodas. Com o evolver do sol, os círculos de sombra se vão convertendo em elipses, o proprietário vê fugir-lhe a propriedade, vai afinando, afinando, mas ele não faz um gesto para detê-la. Nosso bem maior é o ar, e sua disponibilidade; e em conexão com o ar, a massa líquida em que abrimos apenas um sulco de homem, logo fechado. Ar, água e areia: eis nosso reino, que dá para milhões.


a) Em “o proprietário vê fugir-lhe a propriedade”, a que elementos do contexto o autor se refere, respectivamente, com “proprietário” e “propriedade”? Como eles se articulam nessa pequena cena?


b) “Não pense que comprei uma: a que eu habito é de todos, e cada um a possui a seu modo.” No segmento sublinhado há duas orações. Qual é o sujeito de cada uma delas?