Fragmento da análise de Antologia Poética
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Informações
Exercícios
Questão 01
(Fuvest-SP)
O amor elide a face... Ele murmura
algo que foge e é brisa e fala impura.
O amor não nos explica. E nada basta,
nada é de natureza assim tão casta
que não macule ou perca a sua essência
ao contato furioso da existência.
Nem existir é mais que um exercício
de pesquisar de vida um vago indício,
a provar a nós mesmos que, vivendo,
estamos para doer, estamos doendo.
Mas, na dourada praça do Rosário,
foi-se, no som, a sombra. O columbário
já cinza se concentra, pó de tumbas,
já se permite azul, risco de pombas.
ANDRADE, C. D. Claro Enigma. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 110.
a) Pode-se considerar que as estrofes do poema “Relógio do Rosário” manifestam uma visão pessimista da existência? Justifique a sua resposta.
b) O poema de Drummond explora as características formais que consagraram a poesia do Modernismo de 1922? Justifique a sua resposta.
Questão 02
(FUVEST 2007) PROCURA DA POESIA
Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
não aquece nem ilumina.
(...)
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
(...)
Carlos Drummond de Andrade, "A rosa do povo".
No contexto do livro, a afirmação do caráter verbal da poesia e a incitação a que se penetre "no reino das palavras", presentes no excerto, indicam que, para o poeta de "A rosa do povo",
A) praticar a arte pela arte é a maneira mais eficaz de se opor ao mundo capitalista.
B) a procura da boa poesia começa pela estrita observância da variedade padrão da linguagem.
C) fazer poesia é produzir enigmas verbais que não podem nem devem ser interpretados.
D) as intenções sociais da poesia não a dispensam de ter em conta o que é próprio da linguagem.
E) os poemas metalinguísticos, nos quais a poesia fala apenas de si mesma, são superiores aos poemas que falam também de outros assuntos.