Aula experimental Cásper Líbero

Veja uma prévia da aula

Informações

Tipo: Literatura
Curso: Obras literárias CASPER LÍBERO 2023
Professor(a): Altemir

Exercícios

Questão 01

Leia o fragmento e responda as questões:

  Você não deve mexer no destino dessas Irmãs. Nenhuma pode saber nada sobre da outra. Carolinda não pode saber eu sou tia dela. Senão, a desgraça lhes vai escolher.

- Está certo, eu fico calado, disse eu, entregando o colar.

- Mesmo eu penso: há um demónio que está trabalhar na alma de Carolinda.

  Um demónio? E como sabia Euzinha da existência de tal mau espírito? Pela maneira como Carolinda incitava o marido a tomar medidas contra o barco. Era ela que queria que Farida fosse morta. Sem nenhuma razão concreta, sem motivo entendível. O demónio se vingava de não ter sido ela a menina escolhida para a vida.

- Deixe as gémeas. Se ocupa só de encontrar Gaspar.

 

a)    Considerando a narrativa do livro Terra Sonâmbula, explique a expressão “se vingava de não ter sido ela a menina escolhida para a vida” atribuída a Carolinda.

 

 

 

b)    Quem é Gaspar? De que maneira ele representa a ligação entre as duas histórias?

 

 

 



Questão 02

(PUC-RS) Leia o trecho extraído do romance Terra sonâmbula, de Mia Couto, e responda à questão:

 

De imediato, centenas de pessoas se lançaram em todo tipo de embarcações, das pequenas às mais mínimas, para assaltarem o navio malfragado, a fim de se servirem das ditas xicalamidades. [...] Desde então, a situação só piorou pois, consoante o secretário do administrador, a população não se comporta civilmente na presença da fome. Muita gente insistia agora em voltar ao tal navio pois lá sobrava comida que daria para salvar filhos, mães e uma africanidade de parentes. [...] Assane foi preso, sujado por mil bocas. Na prisão lhe bateram, chambocado nas costas até que as pernas se exilaram daquele sofrimento que lhe era infligido. Perdeu o sentimento da cintura para baixo. Assane passou as palmas das mãos pelas desempregadas coxas. Tinha sido apenas há dias que lhe abriram a porta da prisão. Ainda nem sabia bem se arrastar de mão pelo chão. Por isso as sacudia, limpando essas mãos que ele sempre aplicara nos documentos. Com base no trecho e em seu contexto, leia as seguintes afirmativas.


I. As obras de Mia Couro exploram, de modo geral, o mundo simbólico moçambicano, a guerra e as tensas

relações entre o africano e o europeu.


II. O trabalho com a linguagem literária torna-se evidente a partir da criação de novos vocábulos e da utilização

de outros com diferentes sentidos.


III. Para narrar a violência sofrida pelo personagem, o autor vale-se de eufemismos como “sujado por mil bocas”, “as pernas se exilaram daquele sofrimento”, “perdeu o sentimento da cintura”.

 


A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):


a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II e III.